A fábrica da Stellantis em Mangualde, Portugal, vai produzir os primeiros furgões elétricos compactos do Grupo a partir do início de 2025. Estes são os modelos Citroën e-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblo, tanto na versão comercial quanto na versão de lazer. O anúncio foi feito pelo CEO Carlos Tavares.

O local fica a cerca de 120 quilômetros a sudeste do Porto e produz atualmente as versões a combustão destes modelos. O anúncio da produção de vans elétricas garante o futuro da fábrica. O local comemorou seu 60º aniversário em 2022. Desde então, mais de 1,5 milhão de veículos foram produzidos lá.

Citroen e-Berlingo (2022)

O anúncio foi feito durante uma visita do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro dos Transportes, António Costa Silva. A Stellantis não revela quanto custa a conversão da fábrica para a mobilidade elétrica. No entanto, o Grupo quer investir mais de 30 bilhões de euros na eletrificação e software de carros elétricos nos próximos dois anos.

A fim de reduzir as emissões de CO2 a médio prazo para a neutralidade, a unidade de Mangualde está atualmente expandido o seu parque solar. Após a sua conclusão, cobrirá até 31% da demanda anual de eletricidade e, portanto, 2.500 toneladas de CO2 por ano – correspondente ao CO2 de cerca de 16.000 árvores, de acordo com Stellantis.

"Estamos orgulhosos de anunciar hoje que Mangualde entrará em uma nova era. Graças à produção em larga escala de furgões elétricos a bateria em Portugal, podemos oferecer soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais", disse Tavares. A produção de furgões elétricos em Mangualde é "mais um passo para uma linha livre de emissões de 40% até ao final da década".

Opel Combo-E Cargo (2021)

Em 2022, a Stellantis foi líder de mercado em veículos comerciais leves na Europa, com uma participação de mercado de quase 43%. Em Portugal, a empresa foi também líder de mercado na venda de carros elétricos em 2022 com uma quota de 22 por cento, e nos veículos comerciais elétricos a participação foi de 54 por cento.

Em meados de 2021, a Stellantis anunciou que as vans elétricas seriam construídas no Porto de Ellesmere, no Reino Unido, a partir de 2022. Se Mangualde será adicionada à unidade britânica como uma segunda fábrica de produção ou se a Stellantis mudou de ideia não está claro no comunicado de imprensa.

Celebridades em Mangualde: CEO do Grupo Tavares com o Presidente e o Primeiro Ministro portugueses (da esquerda para a direita)

A conversão do complexo de Mangualde faz parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que prevê reduções abrangentes de emissões. O objetivo é alcançar emissões líquidas zero até 2038. As emissões restantes na faixa percentual de um dígito devem ser compensadas.

Os objetivos do plano estratégico incluem também que, até ao final da década, todos os automóveis de passageiros e comerciais leves vendidos na Europa sejam puramente elétricos. Nos Estados Unidos, a participação do BEV deve ser de 50%, enquanto que no Brasil a estimativa é de 20%.